Trabalho de conclusão de curso: um medo precoce e inutil!

Boa noite pessoal, faz tempo que não passo por aqui ein!? Bom, hoje o tempo é curto portanto vamos ao que interessa! 
 Há pouco tempo enfrentei um medo desnecessário devido a construção de um trabalho de conclusão de curso técnico, para quem não sabe já sou formada em Rádio e Televisão, sendo assim, decide compartilhar trechos do TCC que apresentei junto com um querido amigo Luã.







1)    Apresentação

1.1   Nome do programa: Esporte Sem Censura

1.2  Gênero e formato: Programa interativo e esportivo, formatado em revista eletrônica. É esportivo por apresentar um novo campo de visão para os principais acontecimentos do mundo desportivo, interativo por abrir espaço para participação do público, e trata-se de uma revista eletrônica por resumir semanalmente os principais fatos ligados ao esporte.

1.3  Proposta: Programa idealizado como um novo jeito de por em ação todos os conhecimento dos campos do rádio e da televisão em uma nova plataforma que foge aos parâmetros formais presentes nas grandes emissoras segmentadas através da internet como meio de “comunicação social alternativo”. (MONTEIRO, 2001)

Utilizando deste meio de comunicação de massa, na qual se pode enxergar um meio vitalício em que se pode exercer a função de um profissional de rádio e TV como vitrine para o mercado de trabalho e identificação com o público.
2  )Público alvo

Aberto a todos os públicos, com predisposição aos amantes de esportes que não tem tempo para acompanhar todos os acontecimentos esportivos.

Classificados desde a juventude dos 14 aos 40 anos, com hábitos de frequentar eventos ligados aos esportes, perfil hedonista e antenado, a todas as pessoas interessadas em esporte e a utilizadores assídua de tecnologia.

 3)   Tratamento do programa:
Programa produzido como inaugurador de um canal no Youtube que tratará de apresentar os principais fatos esportivos ocorridos durante a semana de forma rápida e irreverente.

O programa conta com três paradas, nas quais foram idealizadas como possíveis blocos comerciais num futuro próximo. Roteiro piloto inicialmente produzido para englobar três quadros, todavia, devido a deliberação de tempo, o qual julgamos importantíssimo no amplo da internet foram utilizados apenas dois, porem o supracitado segue em roteiro.

O programa começa reportando um giro de notícias; transmissão das principais notícias do mundo desportivo. Em seguida, destaques são apresentados ao público sob a opinião dos apresentadores. Por fim, no terceiro e último bloco é aberto um espaço para que os torcedores emitam sua opinião.



4)           Equipe criativa

Anne Caroline (produtora, redatora, editora e apresentadora) – concluinte do curso técnico de habilitação em Rádio e TV do SENAC-SE, estudante universitária (Ciências Sociais/UFS), ex-colunista no blog esportivo Tweet Futebol Clube (tweetfc.blogspot.com.br) e idealizadora do blog também esportivo Santos 24 horas.

José Luã (produtor, redator, editor e apresentador) – concluinte do curso técnico de habilitação em Rádio e TV do SENAC-SE.
5)            Métodos de produção

5.1)  Processo
Programa produzido entre os dias 02 e 21 de Setembro de 2014, quando primordialmente decido o foco na liberdade e grande perspectiva de abrangência que a internet como meio de comunicação social de massa nos oferece. Foram utilizados o estúdio do SENAC para gravação dos áudios e vídeos, também para edição de todo o material produzidos, usados três microfones, uma câmera Sony, um notebook e um net book, um Chroma keyer, um tripé para câmera. Presentes nesse processo, Anne Caroline e Luã Oliveira na gravação dos off’s, elaboração do roteiro e edição, também como os professores e orientadores Isabelle Marques e Osmar Rios durante as gravações de vídeos e manuseio da câmera concedida pelo SENAC para registro.
O programa conta com diversos arquivos multimídia pesquisados e extraídos da internet por meios de canais no Youtube relacionados ao esporte.

5.2) Duração 7 minutos e 44 segundos



6)           Proposta de orçamento







REFERÊNCIAS

MONTEIRO, Luís. INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação Campo Grande, 2001. Disponível em <http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/
comunicacaovirtual/0158.pdf >  - acessado em 07/10/2014
DELMANTO, Renato.  Perfil do Público-Alvo: como definir o público-alvo de um produto editorial, 2013. Disponível em <http://www.renatodelmanto.com.br/
casper/Aula_Perfil-do-Publico-Alvo_2013.pdf > - acessado em 07/10/2014 e 08/10/2014
SENAC. Guia de normalização de monografias, dissertações e teses / Rede de Bibliotecas do Senac São Paulo (organizadora) – São Paulo, 2013.



ANEXO A: FICHA DE PRODUÇÃO







B) Cronograma das atividades






C) Controle de gravação

 O programa em si devido a formatação eu não postarei por hora...


Postagens mais visitadas

Imagem

Frases Nagato/Pain