Trabalho de conclusão de curso: um medo precoce e inutil!
Boa noite pessoal, faz tempo que não passo por aqui ein!? Bom, hoje o tempo é curto portanto vamos ao que interessa!
Há pouco tempo enfrentei um medo desnecessário devido a construção de um trabalho de conclusão de curso técnico, para quem não sabe já sou formada em Rádio e Televisão, sendo assim, decide compartilhar trechos do TCC que apresentei junto com um querido amigo Luã.
Anne
Caroline (produtora, redatora, editora e apresentadora) –
concluinte do curso técnico de habilitação em Rádio e TV do SENAC-SE, estudante
universitária (Ciências Sociais/UFS), ex-colunista no blog esportivo Tweet
Futebol Clube (tweetfc.blogspot.com.br) e idealizadora do blog também esportivo
Santos 24 horas.
José
Luã
(produtor, redator, editor e apresentador) – concluinte do curso técnico de
habilitação em Rádio e TV do SENAC-SE.
Há pouco tempo enfrentei um medo desnecessário devido a construção de um trabalho de conclusão de curso técnico, para quem não sabe já sou formada em Rádio e Televisão, sendo assim, decide compartilhar trechos do TCC que apresentei junto com um querido amigo Luã.
1)
Apresentação
1.1 Nome
do programa: Esporte Sem Censura
1.2 Gênero e formato: Programa
interativo e esportivo, formatado em revista eletrônica. É esportivo por
apresentar um novo campo de visão para os principais acontecimentos do mundo
desportivo, interativo por abrir espaço para participação do público, e
trata-se de uma revista eletrônica por resumir semanalmente os principais fatos
ligados ao esporte.
1.3 Proposta: Programa
idealizado como um novo jeito de por em ação todos os conhecimento dos campos
do rádio e da televisão em uma nova plataforma que foge aos parâmetros formais
presentes nas grandes emissoras segmentadas através da internet como meio de “comunicação
social alternativo”. (MONTEIRO, 2001)
Utilizando deste meio de
comunicação de massa, na qual se pode enxergar um meio vitalício em que se pode
exercer a função de um profissional de rádio e TV como vitrine para o mercado
de trabalho e identificação com o público.
2 )Público
alvo
Aberto
a todos os públicos, com predisposição aos amantes de esportes que não tem
tempo para acompanhar todos os acontecimentos esportivos.
Classificados
desde a juventude dos 14 aos 40 anos, com hábitos de frequentar eventos ligados
aos esportes, perfil hedonista e antenado, a todas as pessoas interessadas em
esporte e a utilizadores assídua de tecnologia.
3)
Tratamento
do programa:
Programa
produzido como inaugurador de um canal no Youtube que tratará de apresentar os
principais fatos esportivos ocorridos durante a semana de forma rápida e
irreverente.
O
programa conta com três paradas, nas quais foram idealizadas como possíveis
blocos comerciais num futuro próximo. Roteiro piloto inicialmente produzido
para englobar três quadros, todavia, devido a deliberação de tempo, o qual
julgamos importantíssimo no amplo da internet foram utilizados apenas dois,
porem o supracitado segue em roteiro.
O
programa começa reportando um giro de notícias; transmissão das principais
notícias do mundo desportivo. Em seguida, destaques são apresentados ao público
sob a opinião dos apresentadores. Por fim, no terceiro e último bloco é aberto
um espaço para que os torcedores emitam sua opinião.
4)
Equipe
criativa
5)
Métodos
de produção
5.1) Processo
Programa
produzido entre os dias 02 e 21 de Setembro de 2014, quando primordialmente
decido o foco na liberdade e grande perspectiva de abrangência que a internet
como meio de comunicação social de massa nos oferece. Foram utilizados o
estúdio do SENAC para gravação dos áudios e vídeos, também para edição de todo
o material produzidos, usados três microfones, uma câmera Sony, um notebook e
um net book, um Chroma keyer, um tripé para câmera. Presentes nesse processo,
Anne Caroline e Luã Oliveira na gravação dos off’s, elaboração do roteiro e
edição, também como os professores e orientadores Isabelle Marques e Osmar Rios
durante as gravações de vídeos e manuseio da câmera concedida pelo SENAC para
registro.
O
programa conta com diversos arquivos multimídia pesquisados e extraídos da
internet por meios de canais no Youtube relacionados ao esporte.
5.2) Duração 7
minutos e 44 segundos
6)
Proposta de orçamento
REFERÊNCIAS
MONTEIRO, Luís. INTERCOM - Sociedade Brasileira de
Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da
Comunicação Campo Grande, 2001. Disponível em
<http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/
comunicacaovirtual/0158.pdf > - acessado em 07/10/2014
comunicacaovirtual/0158.pdf > - acessado em 07/10/2014
DELMANTO,
Renato. Perfil do Público-Alvo: como
definir o público-alvo de um produto editorial, 2013. Disponível em
<http://www.renatodelmanto.com.br/
casper/Aula_Perfil-do-Publico-Alvo_2013.pdf > - acessado em 07/10/2014 e 08/10/2014
casper/Aula_Perfil-do-Publico-Alvo_2013.pdf > - acessado em 07/10/2014 e 08/10/2014
SENAC.
Guia de normalização de monografias, dissertações e teses / Rede de Bibliotecas
do Senac São Paulo (organizadora) – São Paulo, 2013.
ANEXO A: FICHA DE PRODUÇÃO
B) Cronograma das atividades
C) Controle de gravação
O programa em si devido a formatação eu não postarei por hora...