Oliveira, Martha Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico/ Martha Kohl de Oliveira. São Paulo, Scipione, 1997.
Resenha dos tópicos sobre Percepção, atenção e memória.
Durante sua vida acadêmica Vygotsky formou um programa de pesquisa, com o interesse incisivo na gênese, pelas funções e estruturas dos processos psicológicos superiores despertando seu interesse por temas clássicos da psicologia, como percepção, atenção e memória numa linha de pensamento que liga o desenvolvimento e o aprendizado.
· A Percepção
A abordagem vygotskiana entende a percepção como um processo que segue do mais simples ao mais complexo, que são as vivencias humanas que distanciam a percepção de ser apenas resultado dos processos fisiológicos, mesmo que essa prossiga fazendo deles seu principal meio de ação.
A interação simbólica e a origem social e cultural são tomadas como fundamentais para compreender o funcionamento da percepção e os limites impostos pelos processos fisiológicos, como aparato perceptivo característico da espécie humana.
“ O bebê humano nasce, então, com suas possibilidades de percepção definidos pelas características do sistema sensorial humano. Ao longo do desenvolvimento, entretanto, principalmente através da internalização da linguagem e dos conceitos e significados culturalmente desenvolvidos, a percepção deixa de ser uma relação direta entre o individuo e o meio, passando a ser mediada por conteúdos culturais.” (Oliveira, p. 73)
Segundo Vygotsky, podemos, portanto explicar a percepção como um preceito que submerge outras funções. Que notamos novas informações fazendo inferência baseadas em conhecimentos previamente instituídos.
· A Atenção
A Atenção tem seu funcionamento com base nos mecanismos neurológicos inatos, isto é, quando a atenção vai se moldando por processos de controles voluntários, que por diversas vezes são desencadeados por alicerces simbólicos que realizam o processo de seleção das informações apresentadas no meio.
“ [...] ocorre um processo de seleção das informações com as quais vai interagir: se não houvesse essa seletividade a quantidade de informação seria tão grande e desordenada que seria impossível uma ação organizada do organismo no mundo.” (Oliveira, p. 75)
Segundo Vygotsky cada espécie é dotada da competência de escolha de estímulos da atmosfera que é adequada para sua sobrevivência e que há mecanismo de atenção involuntária, isto é, elementos que invariavelmente chamam a atenção sem motivos aparentes, a teoria vygotskyana sugere que é através do desenvolvimento que o individuo passar a ser capaz de dirigir sua atenção a elementos a que tenha definido voluntariamente como relevantes.
Essa categorização como relevante está diretamente ligada as experiência vividas durante o processo de desenvolvimento, mas o determina a extinção dos mecanismos de atenção involuntários como ruídos fortes ou repentinos ou movimentos bruscos. A atenção involuntária não é controlada de forma intencional, mas por muitas vezes esta atrelada a uma mediação de sentidos aprendidos.
· A Memória
Vygotsky defende a importância do processo de transformação da memória em seu desenvolvimento e a influência dos significados e da linguagem, mas principalmente a distinção entre a memória natural e a memória baseada em signos.
Para ele, a memória natural a exemplo da atenção involuntária e a percepção sensorial segue presente das determinações inatas, fisiológicas do ser humano que é aflorado diretamente por estímulos externos, já a memória mediada trata-se de um registro de experiências para recuperação e uso posterior.
“ A memória mediada permite ao individuo controlar seu próprio comportamento, por meio da utilização de instrumentos e signos que provocam a lembrança do conteúdo a ser recuperado, de forma deliberada.”
(Oliveira, p. 77)
O uso de signo está relacionado á aumentar a habilidade de memorização, fazendo dessa carregada de sentidos. O desenvolvimento histórico-cultural do ser humano possibilita a criação de modos de utilização do mecanismo da memória distanciando - se dos parâmetros das formas naturais do funcionamento psicológico.
A teoria vygotskyana garante que os papéis psicológicos superiores, exclusivamente humanas são dual, em parte apoiadas nas determinações biológicas da espécie humana e em outra construída durante sua história social.
“ Como a relação do individuo com o mundo é mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos no interior da vida social, é enquanto ser social que o homem cria suas formas de ação no mundo e as relações complexas entre suas várias funções psicológicas.” (Oliveira, p. 78)
Nesse processo o homem só se desenvolve plenamente como tal, quando seus mecanismos de aprendizagem se configuram de acordo com os processos de desenvolvimento, ou seja, quando um indivíduo é inserido em um determinado ambiente sociocultural construindo assim, seus próprios conjuntos de valores.
A concepção de aprendizado, na visão vygotskyana está essencialmente ligada a construção do ser humano, a interação dos indivíduos á reconstrução individual e a experiência com os seus significados.
Oliveira, Martha Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico/ Martha Kohl de Oliveira. São Paulo, Scipione, 1997.